CEIFAcoop Cooperativa de Estudos, Investigação e Formação Ambiental CRL
Home » Quem somos

Quem somos

 - CEIFAcoop

Missão

A CEIFAcoop é uma cooperativa sem fins lucrativos que promove consultoria, investigação e formação com o fim de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável.

Somos um grupo de pessoas com um vasto leque de competências profissionais em várias áreas relacionadas com o estudo, a gestão e a educação ambiental que quer responder – através de soluções solidárias e cooperativas - aos desafios que se colocam nos vários setores da economia.

Pretendemos alavancar a promoção de formas de desenvolvimento sustentável a nível local, regional, internacional centrando, para esse fim, a nossa atividade na investigação, estudos, formação e consultoria nas áreas do ambiente, segurança e higiene no trabalho, e educação ambiental, bem como na divulgação e comercialização de bens e serviços ambientalmente sustentáveis.

 - CEIFAcoop

Visão

Fundámos a CEIFAcoop porque acreditamos que em cooperação podemos contribuir para que juntos possamos:

  • Criar emprego e rendimento para os membros da cooperativa
  • Aprender uns com os outros
  • Realizar juntos projetos multidisciplinares
  • Divulgar as valências de cada um dos membros da cooperativa, abrindo oportunidades a todos
  • Ter a flexibilidade para responder a desafios pontuais e às incertezas da crise
  • Consolidar uma abordagem de sustentabilidade tanto económica como ambiental
  • Desenvolver projetos de cooperação em parceria com outras organizações não só a nível nacional como internacional, em particular nos PALOP. Promover de redes para a sensibilização, partilha de conhecimento e formação para o desenvolvimento sustentável através do cooperativismo

 

 - CEIFAcoop

Informação Institucional

A CEIFAcoop foi fundada em abril de 2015, alguns dos membros fundadores da cooperativa foram colaboradores da empresa CEIFA ambiente Lda, da qual herdamos um importante pool de competências, produtos, ferramentas e ideias de projetos. 

Os Estatutos da CEIFAcoop foram aprovados na Assembleia Geral de 14.04.2015 e publicados no Portal da Justiça em 17.04.2015.

Desde novembro de 2016 que a CEIFAcoop tem o estatuto de ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, atribuído pelo Instituto Camões I.P (http://www.instituto-camoes.pt/).

 

Órgãos Sociais

A composição da Assembleia Geral, da Direção e do Conselho Fiscal da CEIFAcoop é eleita em Assembleia por mandatos de 4 anos, a constituição dos órgãos sociais eleitos para o período de 2015-2019 é a seguinte:

Assembleia Geral:

  • Presidente: Suhita Osório Peters
  • Vice-Presidente: Vera Lúcia Cruchinho Durão

Direção:

  • Presidente: Lívia Alexandra Mateus Vieira

Conselho Fiscal:

  • Presidente: Luís Valmiki Alves Osório

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Parcerias

  APAS - Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena, para assegurar um serviço de excelência aos nossos clientes que procuram tornar a sua rega mais sustentável, somos apoiados pela APAS.
   
  CREIAS-OesteCentro Regional de Educação e Inovação Associada à Sustentabilidade do Oeste,  é uma rede de atores da Região Oeste de Portugal empenhados na divulgação e implementação de projetos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável é um dos pilares em que a CEIFAcoop desenvolve atividade de responsabilidade social e ambiental.
   
  IFU-Hamburg - “Institut fuer Umweltinformatik GmbH (IFU-Hamburg)”, com a empresa alemã a CEIFAcoop mantém há vários anos uma parceria para a divulgação e treino dos softwares da família UMBERTO®. Para saber mais sobre estas ferramentas, visite a rubrica “Ferramentas e Tecnologias” neste site.
   
  COOPCIPRE-CCDSCooperativa de Consultoria e Desenvolvimento Sustentável de São Tomé e Príncipe pretende desenvolver o cooperativismo em São Tomé e Príncipe. Com esta parceria, a CEIFAcoop e a COOPCIPRE pretendem desenvolver uma troca de experiências sobre iniciativas e projetos que visem promover o desenvolvimento sustentável de São Tomé e Príncipe. A curto prazo a parceria desenvolverá sobretudo projetos educacionais, com vista a apoiar a criação e a gestão de cooperativas.